Pesquisas


Projeto de pesquisa: Vozes do Ser-tão nas tramas de Mnemósine: fontes orais para a história de contemporânea em Alagoas

Descrição: A intenção do projeto Vozes do Ser-tão nas tramas de Mnemósine: fontes orais para a história de contemporânea em Alagoas é o de estudar as experiências de homens e de mulheres da mesorregião de Alagoas notabilizados socialmente pela guarda da memória os chamados historiadores outsiders sejam eles memorialistas com obras já escritas sejam eles, sobretudo, pessoas comuns que narram histórias vividas ou a eles transmitidas pela família, pela comunidade ou por terceiros. E dentro deste escopo, compreender os diferentes significados, singularidades e temporalidades históricas contidas em suas narrativas. Este projeto busca, portanto, compreender o Sertão como algo mais que uma divisão político-administrativa ou climática, mas como uma teia social e cultural tecida por homens e mulheres no seu fazer-se cotidiano e transpassado por esquecimentos, sentimentos e lembranças de experiências (re)significadas de um passado próximo e presente em suas memórias. Neste sentido, dentre os municípios que constituem a mesorregião do Sertão  Alagoano, essa pesquisa limitar-se-á a estudar os municípios de Delmiro Gouveia e Piranhas, na  icrorregião Alagoana do Sertão do São Francisco, e de Água Branca e Pariconha, na microrregião Serrana do Sertão Alagoano, espaço socioculturais delineados como pontos iniciais deste projeto de pesquisa.
Coordenação:
Prof. Dr. José Vieira da Cruz

Equipe
Bárbara Justino Silva - Licencianda em História/UFAL
Eberton da Silva Costa - Licenciando em História/UFAL
Rafael de Oliveira Cruz - Licenciando em História/UFAL
Rodrigo Souza Pereira - Licenciando em História/UFAL
Rosmane Gabriele Varjão Alves de Albuquerque - Licencianda em História/UFAL
Sara Angélica Bezerra Gomes - Licencianda em História/UFAL
 
Projeto de pesquisa: Laços cativos: rede de solidariedade entre os escravos da freguesia de Nossa Senhora da Conceição/Água Branca/AL (1864-1888)

Essa pesquisa objetiva identificar, através dos filtros da documentação paroquial - Livros de Batismo, Assentos de Casamentos e Livro de Tombo, tutelados na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, situada no município de Água Branca/AL, as redes familiares e de sociabilidade que uniam agentes do mundo do trabalho compulsório (escravos) e seus senhores no que tange o acesso à participação nos rituais da liturgia católica.
Coordenação:
Prof.ª Msc Sheyla Farias Silva

Equipe :
Maíra Michelle Pereira da Silva - Licencianda em História/UFAL
Marília Lima de Araujo – Licencianda em História/UFAL
Quitéria Lopes Dias da Silva - Licencianda em História/UFAL


 
Projeto de pesquisa: Apontamentos históricos sobre o Alto Sertão Alagoano nos relatórios dos presidentes da província (1835-1889)

A História do Alto Sertão Alagoano ainda se apresenta de maneira lacunar. As narrativas historiográficas produzidas até então privilegiam a experiência pretérita de homens e mulheres da Mesorregião do Leste Alagoano, região que inicialmente foi conquistada no bojo da colonização do Brasil. Esse projeto de pesquisa objetiva identificar, através dos filtros da documentação Relatórios dos Presidentes da Província de Alagoas, registros sobre a interiorização da administração provincial pelos sertões, atentando para as notícias das gentes que habitavam essa região, bem como seus costumes.

Coordenação:
Prof.ª Msc Sheyla Farias Silva

Equipe :
Maxsuel dos Santos - Licenciando em História/UFAL
Nivea Roberta Guedes da Silva - Licencianda em História/UFAL
Rosmane Gabriele Varjão Alves de Albuquerque - Licencianda em História/UFAL


Projeto de pesquisa:A Memória Toponímica no município de Delmiro Gouveia-AL: Estudos Interdisciplinares

Este projeto investiga os topônimos das zonas urbana e rural do município de Delmiro Gouveia-AL, entendendo a nomeação como atividade humana relacionada com a memória socio-linguístico-cultural. Para isso, utilizamos mapas e documentos oficiais, jurídicos de arquivos públicos e privados, bem como pesquisa bibliográfica em livros, revistas, sites de internet, bibliotecas etc.

Coordenação:
Prof.ª Msc Sheyla Farias Silva (Coordenação geral)
Prof. Dr. Roberison Wittgenstein Dias da Silveira
Prof. Msc Cezar Alexandre Neri Santos

Equipe:
Ana Maria Moreno dos Santos - Licencianda em História/UFAL
José Aparecido Moura de Brito - Licenciando em História/UFAL
Roseane Feitoza de Barros- Licenciando em História/UFAL